Foi ao tocar a pele de Ofélia que ele teve uma reação fisiológica.
Rui fingiu não perceber, encheu outra bacia com água fria e continuou a limpar o corpo dela.
Sua mão grande repousou sobre a testa de Ofélia, sentindo que a temperatura tinha diminuído um pouco.
Ele colocou outra toalha sobre a testa dela e, sem conseguir se controlar, tocou novamente a bochecha de Ofélia.
Quando estava prestes a se levantar, sua mão foi agarrada por alguém.
Ofélia ainda não estava totalmente consciente, segurou a mão grande dele e encostou no próprio rosto, esfregando-se de forma confortável.
Rui não ousou se mexer, tampouco queria fazê-lo.
Há quanto tempo Ofélia não o olhava diretamente?
Muito menos deixava que ele a tocasse.
Durante os dias no hospital, apesar de ela ter concordado em ficar para cuidar dele, cada gesto e palavra dela mantinham uma distância clara.
Foi assim que ele entendeu o significado de estranheza e indiferença.
Agora, Ofélia apertava a mão dele de forma espontânea.
Rui sentou-se à beira da cama do hospital, segurando a mão dela, sem vontade de soltar.
Quando Ofélia despertou, ao abrir os olhos, tudo lhe pareceu escuro; piscou algumas vezes até enxergar o brilho amarelado de um abajur.
"Você acordou?"
A voz grave do homem soou rouca.
Ofélia estava com a mente vazia.
Onde é que estava?
Por que Rui estava ali?
Sua última lembrança ainda era no dormitório.
Ela e SabrinaMaximo tinham almoçado, depois voltaram para o dormitório para tirar uma soneca.
Como assim...?
Rui apertou o botão de chamada, o médico logo apareceu e acendeu a luz principal do quarto.
A palma da mão de Rui cobriu os olhos de Ofélia.
"Muito forte, feche os olhos primeiro."
Ofélia, por instinto, fechou os olhos. Depois de alguns segundos, abriu-os devagar.
Era um hospital.
O médico fez um exame rápido e disse: "A febre diminuiu um pouco, agora pode comer alguma coisa."
Quando o médico saiu, ela olhou para Rui: "Eu fiquei doente?"
"Você chegou perto de quarenta graus de febre," Rui respondeu. "Agora está sentindo algum desconforto?"
O mingau branco, trazido antes por alguém, ainda estava quente.
Rui o pegou e sentou-se ao lado da cama para alimentá-la.
"Estou com fome."
Ofélia sentia o estômago roncando, como se pudesse comer um boi inteiro.
"Coma um pouco de mingau primeiro," Rui disse, aproximando a colher da boca dela. "Quando estiver melhor, pode comer outras coisas."
Ofélia sentou-se parcialmente e pegou a tigela das mãos dele: "Eu mesma consigo."
"Quando eu fiquei doente, você cuidou de mim assim também," Rui insistiu. "Deixe-me alimentá-la."
"Não precisa." Ofélia fez questão de comer sozinha.
Rui, então, soltou a tigela.

Comentários
Os comentários dos leitores sobre o romance: Glória das Lágrimas