Ele disse que o assunto do Professor Saramago tinha uma pista.
Genebra pensou que, mesmo que não tivesse chance de sobreviver, se conseguisse descobrir a causa da morte do Professor Saramago, teria pelo menos dignidade ao encontrá-lo no outro mundo.
Além disso, ela não podia ficar esperando a morte. Aquela sensação era terrível.
Ela precisava fazer algo.
Depois de editar a mensagem por um longo tempo, Genebra olhou para o relógio; eram pouco mais de cinco da manhã. Ela apagou tudo.
Mas, de repente, ele respondeu: "Genebra, está aí?"
Genebra hesitou e respondeu: "Noriel, voltei para o Solavento. Podemos nos ver hoje?"
Noriel: "Claro. Às dez, no café perto da minha empresa, pode ser?"
"Pode ser. Até às dez."
Genebra deitou-se novamente na cama, olhando fixamente para o teto, atordoada, como uma boneca sem vida.
A sensação de esperar a morte era realmente insuportável.
Genebra fungou, vestiu sua jaqueta de plumas e foi caminhar no jardim lá embaixo.
Ela moveu os braços e, após alguns passos, notou que um pequeno canteiro de flores no jardim havia sido reformado.
Antes, ela havia batido a perna ali acidentalmente. Agora, após a reforma, o canteiro claramente desviava de sua rota de caminhada.
Genebra parou por alguns segundos e, como que por instinto, olhou para o escritório de Gaspar. Congelou instantaneamente.
Ele estava parado diante da janela do chão ao teto, olhando exatamente para ela.
Seus olhares se cruzaram. Genebra teve até a ilusão de que, toda vez que se exercitava lá embaixo, Gaspar a observava assim.
Caso contrário, como a estrutura do jardim mudaria tão convenientemente para facilitar a vida dela?
Gaspar baixou os olhos e a observou indiferente por alguns minutos, depois se afastou da janela.
Genebra desviou o olhar friamente e voltou a caminhar pelo jardim.

Comentários
Os comentários dos leitores sobre o romance: Nem Morta Serei Sua