Assim que o sol se pôs, a temperatura começou a cair.
Trina entrou vinda de fora, o rostinho corado pelo frio.
Os cabelos ainda úmidos de sereno, ela disse: "Pode chover esta noite. Se sentir frio, quer que eu acenda o braseiro?"
Desde que Athena voltara, tornara-se muito sensível ao frio. Em dias de chuva, os joelhos lhe latejavam de leve.
Com um mal antigo alojado no corpo, não era algo que se curasse da noite para o dia.
Ela tocou os joelhos doloridos e assentiu de mansinho. "Pode acender. A saúde da vovó também não está boa. Quando receber o carvão, leve um pouco para ela."
Trina concordou e ergueu a cortina para sair.
Pouco depois, voltou às pressas, trazendo uma caixa de comida nas mãos.
Sorriu e disse: "Lady Margaret também estava pensando na senhora. Pediu que eu trouxesse uma tigela de sopa calmante."
Athena sempre tinha dificuldade de voltar a dormir quando acordava no meio da noite.
Margaret sabia do problema e preparara uma tigela de sopa calmante especialmente para ela.
"A vovó é sempre tão atenciosa." Athena tomou a sopa de um gole só. Trina a ajudou a se deitar e foi dormir no cômodo externo.
Como era de esperar, à meia-noite o vento uivou e trovões ribombaram lá fora.
Trina despertou em silêncio e espiou o quarto interno, vendo Athena dormindo profundamente.
Voltou para seu pequeno catre e se deitou novamente.
Athena acordou de uma noite reparadora, sentindo o corpo inteiro relaxado.
Do lado de fora, a luz dourada da manhã atravessava o rendilhado da janela, derramando claridade suave sobre a cama.
Ao ouvir movimento, Trina entrou com uma bacia d’água, sorrindo radiante. "A senhora acordou?"
Athena assentiu de leve e olhou para fora.
Sob o beiral, gotas d’água caíam como fios de contas de cristal, tilintando baixinho.
A luz do sol se refratava nelas em um arco de cores, fazendo-a semicerrar os olhos.
"Choveu a noite toda, hein", disse Athena em voz rouca.
"Choveu, sim." Trina molhou um pano, torceu e o entregou a Athena. "Ontem o vento estava forte, a chuva pesada, e o papel das janelas farfalhava com as rajadas. Ainda bem que a senhora tomou a sopa e dormiu feito um anjo."
Athena pegou o pano e começou a lavar o rosto, um leve sorriso nascendo nos lábios.
Mas antes que o sorriso se abrisse por inteiro, uma dúvida lhe atravessou a mente. "Como a vovó soube que ia chover e preparou uma tigela extra de sopa calmante?"
Trina se inclinou e disse em voz baixa: "Ouvi da Gwen que a sopa calmante não foi feita por Lady Margaret. Quem mandou foi Lorde Joseph."
"Joseph?" As sobrancelhas de Athena se cerraram; a voz ganhou um fio cortante, e o sorriso se desfez no ato. Um traço de alerta brilhou em seus olhos.
Ela disse: "Ele sempre foi indiferente à saúde da vovó, e agora, do nada, manda sopa calmante? Com certeza tem algo por trás."
A expressão de Trina também ficou inquieta. "Ele não teria coragem de ir tão longe, teria…"
Joseph tinha muitos maus hábitos. Ninguém podia garantir que não desceria ao roubo ou à enganação.
Athena a sacudiu de leve. "O coração humano é imprevisível. Você acha que ele mudou assim de repente? Tenha ou não, vamos verificar a vovó primeiro."
Dito isso, levantou-se, vestiu um manto grosso e saiu a passos largos.
Trina apressou-se para alcançá-la.
As duas avançaram pelos corredores sinuosos quando o mordomo surgiu correndo, em pânico. "Aconteceu uma desgraça…!"
Athena parou e cortou: "O que houve?"
"O… o armazém, o armazém de Lady Margaret… foi roubado…" O rosto do mordomo estava lívido de medo, como se a alma lhe tivesse fugido.
A expressão de Athena se fechou. "Leve-me lá!"
Athena ordenou: "Vigiem este lugar. Mordomo, convoque Lady Eloise e o duque imediatamente."
Com isso, virou-se e partiu. Se os portões da frente e dos fundos não haviam sido violados, então o que foi roubado ainda estava em algum lugar dentro da propriedade.
"Vocês aí." Athena apontou para os criados. "Peguem uns cassetes e venham comigo."
Os criados se entreolharam sem entender, mas obedeceram e a seguiram com as varas nas mãos.
Athena andou rápido e logo chegou à entrada do pátio de Joseph.
Ergueu a mão, mandando que parassem. Ordenou: "Cerquem este pátio. Se Joseph tentar sair, empurrem-no de volta a pauladas!"
"O quê? Bater em Lorde Joseph?" Os criados ficaram nervosos, as mãos tremendo nos cabos dos bastões.
A voz de Athena veio fria como gelo: "O armazém de Lady Margaret foi saqueado. Ninguém aqui está isento. Se os itens não forem recuperados, pensem bem no castigo que os espera."
Ela apontou para as pisadas no chão e disse, dura: "Tenho certeza de que as coisas estão no pátio de Joseph. Se ele escapar, a culpa recairá sobre todos vocês."
Então virou-se e foi embora.
Os criados se entreolharam, apavorados.
Trina correu atrás de Athena, confusa. "Minha Lady, se a senhora tem certeza de que foi Lorde Joseph, por que não entrar e pegá-lo em flagrante?"
O rosto de Athena transbordava ódio, a voz vibrando de fúria. "Pegar em flagrante não adianta. Vou acertar onde dói. Vou dar a ele uma lição de verdade."
Mesmo que o flagrasse, Eloise o defenderia. E aquele tolo do Henry minimizaria tudo no fim. Todo o esforço acabaria em nada além de uns açoites.
Trina perguntou: "Então… o que a senhora pretende fazer?"
Athena parou, os olhos faiscando frio. Chamou Trina com um gesto e sussurrou algumas palavras ao seu ouvido.
Os olhos de Trina se arregalaram, e ela arfou. "Tem certeza disso?"
A expressão de Athena estava serena, a voz firme. "Tenho."

Comentários
Os comentários dos leitores sobre o romance: A Ascensão da Menina Indesejada