Na memória de Luana, Sebastião era um predador. Alguém forjado no inferno de um ambiente hostil, feito de aço e crueldade. E, no entanto, aquele homem implacável já havia derramado lágrimas por ela mais de uma vez.
Uma dor aguda apunhalou seu peito. Ela mordeu os lábios até quase sangrarem e sussurrou: 'Tudo bem.'
Luana virou-se para sair.
Um aperto brutal fechou-se em seu braço. Com um puxão agressivo, ela foi girada e esmagada contra o peito largo e rígido do homem.
Ele abaixou a cabeça. Um beijo desesperado e úmido foi deixado sobre a máscara fria. Uma lágrima escapou dele, escorrendo pelo plástico até atingir a pele do rosto de Luana, queimando como fogo através de suas defesas.
O coração de Luana contraiu-se violentamente.
Guiada pelo puro instinto, ela ergueu os braços e agarrou a cintura firme dele, pressionando o próprio rosto contra o peito largo, ouvindo a batida frenética e possessiva que ecoava ali dentro.
Na manhã seguinte.
Quando Sílvio acordou e ouviu de Estela que sua mãe havia retornado, a criança foi ao delírio e correu desembestado para o quarto principal.
— Mãe...
O sono de Luana sempre fora fragmentado. Depois do lanche e da intensa troca com Sebastião, ela só conseguira voltar para a cama às quatro da manhã. Estava em um sono raso quando o grito do menino a fez abrir os olhos de imediato.
Ao encontrar os grandes olhos brilhantes do filho, um sorriso cansado, mas genuíno, surgiu em seus lábios.
Sílvio notou a máscara de raposa cobrindo o rosto dela. Primeiro, ele paralisou. Quando a compreensão atingiu sua mente infantil, o sorriso sumiu lentamente de seu rosto:
— Mãe, não tem problema. Aconteça o que acontecer, você sempre vai ser a minha mãe. O papai me garantiu que nunca vai trazer nenhuma vagabunda para cá. Ele só tem você no coração.
Aos cinco anos, Sílvio era esperto o suficiente para saber do tormento recente de Luana. Ele não fizera perguntas sobre o rosto dela, mas sua lógica infantil não falhava: se o rosto de sua mãe estivesse bem, ela não usaria uma máscara. O veneno tinha feito estragos.
Ouvir aquelas palavras de uma criança foi como uma facada de ternura. O nó na garganta de Luana se formou e ela teve que lutar para não desabar em lágrimas ali mesmo.
A euforia de ter a mãe de volta corria fervente nas veias do pequeno Sílvio.
Com o pavor latente de que ela desaparecesse de novo, ele não a largou por um segundo sequer após o café da manhã.
Recusou-se terminantemente a deixar que Estela o levasse à escola. Só cedeu quando Luana prometeu, repetidas vezes, que não iria a lugar algum.
Foi somente após Luana garantir que o levaria pessoalmente que a criança finalmente aceitou ir para a aula.
Desde que assinara o divórcio, Estela havia assumido seu romance com Zaqueu. Os dois estavam no balanço do jardim, trocando carinhos discretos.
Estela retrucou:
— Você passou tempo demais servindo essa família, seu nível de submissão está ridículo. Até para isso você quer poupar os sentimentos do senhor Sebastião?
Zaqueu apertou os lábios, calado.
Estela praguejou baixinho, frustrada.
Então sugeriu:
— Zaqueu, por que você não fala com o senhor para procurar o Mestre Sa? Dizem que esse curandeiro é um fenômeno. Ele conhece tudo sobre vidas passadas, sabe o oculto e... até faz rituais. Vai que ele consegue curar a doença da Luana.
Zaqueu bufou, demonstrando total desdém pela ideia irracional.
Estela ofendeu-se com a reação:
— Não faça essa cara. O Mestre Sa viaja o tempo todo pregando e fazendo curas. Capaz de vocês nem o encontrarem se tentarem.
A convicção dela fez Zaqueu vacilar. Ele finalmente perguntou:

Comentários
Os comentários dos leitores sobre o romance: Sr. Sebastião, Tarde Demais
Na fase final sa história eles põem essa mudança ridícula de linguagem esse autor mud para uma linguagem ridícula totalmente fora do contexto atual que iniciou a história...
Fica horrível a leitura quando eles adotam essa linguagem....
Por favor, libera mais capítulos!...