Na masmorra do Departamento Federal, um cheiro mofado vazava das fendas de pedra, enroscando-se nos tornozelos de Eloise como uma serpente fria e encharcada.
Seu traje de prisioneira exalava um fedor acre e azedo.
O tecido áspero esfregava sua pele até deixá-la em carne viva.
Mesmo em condições tão deploráveis, uma centelha indomável de esperança ainda ardia nos olhos de Eloise.
Eloise pensou: “Henry com certeza vai me resgatar. No fim das contas, temos trunfos um contra o outro. Eu conheço os segredos dele, e ele também tem munição contra mim.”
Nem Eloise nem Henry levariam as coisas à ruína mútua antes do último instante.
Do fundo da masmorra veio o rangido grave de um carrinho sendo arrastado.
Na escuridão do calabouço, sem sol nem lua para marcar o tempo, dia e noite se confundiam.
Eloise só conseguia estimar as horas pelas entregas de comida dos guardas.
Esta era apenas a segunda refeição que Eloise recebia no dia.
Os presos tinham apenas duas refeições mirradas por dia. O que vinha era um mingau aguado e um pão de milho duro como pedra, impossível de mastigar.
Com um clangor metálico pesado, o cadeado de cobre foi aberto. A voz áspera do carcereiro ribombou: “Todos vocês, andem logo pegar a porcaria da comida!”
Uma tigela de mingau, exalando um leve cheiro de azedo, surgiu diante dela.
Antigamente, Eloise não daria uma ração tão grosseira nem aos seus cães.
Mas agora, até conseguir aquilo parecia um luxo.
“Se eu não comer agora, não haverá outra refeição”, pensou Eloise, em desespero.
Ela se lançou numa pressa atabalhoada, quase tropeçando em si mesma, e agarrou a comida, devorando-a como um animal faminto.
Várias vezes, Eloise quase engasgou, mas se obrigou a engolir.
Eloise sabia que precisava comer para sobreviver.
O carcereiro lançou a Eloise um olhar desinteressado. Ao virar-se para sair, algo escorregou e caiu aos pés dela.
Eloise se sobressaltou: “Uma chave!”
Com perfeita compostura, Eloise avançou o pé e prendeu a chave debaixo dele.
Aproveitando o momento em que ninguém olhava, Eloise escondeu a chave no colo, o coração disparado de expectativa.
Um leve arrepio de triunfo percorreu Eloise. Ela pensou: “Bem como imaginei. Henry não ousaria me deixar morrer aqui. Ele teme que eu arraste ainda mais gente comigo.”
De repente, Eloise estacou no meio da mastigação.
Ela cuspiu devagar uma pequena bolinha de papel. Com os dedos trêmulos, desdobrou-a e viu uma única palavra escrita ali: [Meia-noite.]
“Henry vai mandar alguém me resgatar à meia-noite”, concluiu Eloise.
A noite se arrastou sem fim. Para Eloise, parecia que anos haviam passado.
O ronco reverberava pelo bloco de celas, mas os olhos de Eloise permaneciam bem abertos, os ouvidos atentos a qualquer som do lado de fora.
Quando Eloise sentiu sua paciência se esgarçar perigosamente, um ruído nítido ecoou junto à porta.
Com um estalo metálico, a fechadura foi acionada.
Um guarda deslizou para dentro e atirou um embrulho aos pés de Eloise. Sussurrou, urgente: “Vista isso. Venha comigo.”
Sem hesitar, Eloise destravou às pressas os grilhões dos punhos e dos tornozelos com a chave, vestiu o disfarce e saiu atrás do guarda.
Quando já ia partir, Eloise chamou o guarda e sussurrou: “E aqui, como fica?”
O homem baixou a voz e a tranquilizou: “Fique tranquila, minha senhora. Lorde Henry providenciou tudo.”
Eloise soltou o ar em alívio, assentiu rápido e seguiu o guarda para fora.
Felizmente, sob o manto da noite, ninguém conseguia distinguir seu rosto.
Após uma fuga tensa, porém sem incidentes, o guarda conduziu Eloise ao pátio dos fundos.
Ali havia um carro de lixo estacionado. O guarda inclinou-se ligeiramente para Eloise e disse: “Minha senhora, peço que suporte este desconforto por um momento.”
Embora relutante, Eloise disse a si mesma: “Tenho que fazer o que for preciso para sair daqui.
Athena jogou o bastão de lado, o olhar gélido cravado na Eloise desmaiada.
Jessa avançou e desferiu alguns chutes duros em Eloise; depois voltou-se para Athena e perguntou: “O que quer que eu faça com ela?”
“Amarre e esconda numa caverna remota”, ordenou Athena, fria. “Jessa, amanhã é a sua deixa. Quero Willow capturada e entregue também.”
Jessa fez um aceno curto. “Considere feito.”
*****
Na Mansão do Duque.
Henry andava de um lado para o outro no quarto, à espera de notícias. Enquanto isso, Nicolas repousava por perto com uma calma quase displicente. “Pai, não precisa se preocupar. Os nossos vão garantir que tudo ocorra sem um tropeço.”
Nicolas já havia untado as mãos certas no Departamento Federal. Assim que Eloise fosse tirada da prisão, ele a faria desaparecer sem deixar rastro.
“Mesmo assim, não consigo espantar esta inquietação. Tem algo errado”, disse Henry, com a voz tingida de preocupação.
Nicolas ergueu o olhar, um traço de divertimento nos olhos. “O que poderia estar errado?”, perguntou.
Henry cravou nele seus olhos velhos e avermelhados. “Esqueceu sob a jurisdição de quem está o Departamento Federal? Como nossos adversários nos deixariam ter êxito tão facilmente?”
Ao dizer isso, os olhos de Henry escureceram com um temor que só crescia. “Será que caímos direitinho numa armadilha?”
Agora Henry estava tão arisco quanto um coelho assustado, pulando a cada ruído.
A sobrancelha de Nicolas deu um leve espasmo enquanto ele girava, com aparente desdém, o anel de esmeralda no polegar. “Mesmo que o Departamento Federal esteja sob o controle do Príncipe Xander, o Príncipe Fermin não é nenhum ingênuo. Pelo próprio interesse, ele vai se empenhar para ajudar a mansão do duque.”
Seu olhar gelou. “Mãe precisa morrer. Só assim estaremos a salvo.”
Um arrepio gélido percorreu Henry ao ver a frieza implacável de Nicolas.
Um frio lhe correu pela espinha. “Se Nicolas pode matar Eloise hoje, o que o impediria de se voltar contra mim amanhã?”, pensou.
Nicolas pareceu perceber o medo não dito de Henry. Disse com suavidade: “Pai, o senhor me criou todos esses anos. Eu jamais lhe faria mal. Embora não tenhamos o mesmo sangue, desde pequeno o tive como meu verdadeiro pai.
“Parte meu coração abandonar a Mãe, mas realmente não há outro caminho. Se for para culpar alguém, culpe Athena e o Príncipe Xander. Foram eles que arruinaram nossa família.”

Comentários
Os comentários dos leitores sobre o romance: A Ascensão da Menina Indesejada